03/04/2022 às 21h06min - Atualizada em 03/04/2022 às 21h06min

A GRANDEZA DE UM CLUBE COMEÇA PELA GRANDEZA DO SEU TORCEDOR

Torcida amarela e verde faz história na Capital Gaúcha

Gabriel H Holderbaum
Enoc Júnior - YFC
Em 97 anos de história, pela primeira vez o Ypiranga Futebol Clube chegou a uma final de Campeonato Gaúcho. Fato histórico que fez movimentar o coração e o sentimento adormecido de muitos torcedores do clube. Acompanho silenciosamente debates e discussões (muitas vezes exaltadas) de alguns torcedores quando o assunto é público no estádio, alguns chamados de modinha, outros de oportunistas (só aparecem quando tem jogos decisivos ou com algum clube de maior grandeza no cenário nacional), ou até mesmo de torcedor “comedor de amendoim” (expressão usada para aquele que vai só nos jogos para exaltar problemas); E dentro deste contexto procurei encontrar algo de bom, algo que explicasse “o porquê” tanto debate e tanto stress para ter amantes de um clube de futebol!?
Na tarde de ontem, sábado 02 de Abril de 2022 enquanto exercia meu trabalho (repórter e comentarista) na final do campeonato gaúcho (Grêmio x Ypiranga), na última cabine, do último andar de uma majestosa e poderosa Arena com mais de 43 mil torcedores, completamente coberta pelas cores azul, preto e branco, direcionei meus olhos para o alto do setor leste (torcida visitante) e lá percebi um acanhado grupo de pessoas envolvidas nas cores amarelo e verde. Enquanto proferia algumas palavras no exercício do ofício, refletia sobre tal situação: “Que diferença estes cento e pouco irão fazer em meio a tantos torcedores adversários, nem se ouve suas vozes”; visto de cima parecia até cômico presenciar aquilo. Porém enquanto o jogo acontecia, aos poucos comecei a entender que não se tratava de uma simples e acanhada torcida, entendi que aqueles que lá estavam, seriam tão grandiosos quanto aqueles quarenta e tantos mil que vestiam as cores tricolor, afinal estes abdicaram de um dia inteiro com seus familiares e pessoas importantes para estar lá vibrando com seu clube. Nesta tarde compreendi que aqueles debates e brigas verbais fazem todo o sentindo, e que os fanáticos, os apaixonados, os presentes, os modinhas, oportunistas e até os tais comedores de amendoim tem algo em comum; O fato que todos eles estão em um mesmo contexto, o contexto de querer e amar da sua forma e maneira um clube chamado Ypiranga Futebol Clube; afinal se não existisse este, o que seria destes torcedores!? E mais além, se não fosse estes oque seria de um clube chamado Ypiranga Futebol Clube!?
A moral de tudo isso é que não importa quantos anos, quais suas cores, quantos títulos tem ou qual a posição está em um ranking ou campeonato, se existe um clube é porque existe torcedor, seja quarenta mil... vinte mil... dez mil ou seja apenas UM... Oque importa é que um grande clube começa na grandeza do seu torcedor. E pode passar anos, gerações, campeonatos etc. Se um clube de futebol ainda entra em campo é porque tem alguém torcendo por ele.
Parabéns, Torcedor Canarinho, essa campanha memorável e maestral neste campeonato regional é muito sua. Ela simplesmente refletiu e fez valer, todos os minutos que você tirou do seu dia para mencionar a palavra Ypiranga, os debates e conversas acirradas estão sendo recompensadas neste momento, vibre, cante, chore, mostre todo o seu orgulho por este clube... Você merece demais essa comemoração. Ah e vale ressaltar: “O ano apenas começou”.

Por: Gabriel H Holderbaum

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp