Segundo informações obtidas no local do crime, os irmãos foram vítimas de uma execução dentro de casa na Rua Helmuth Knies, por volta das 4h30min, por um grupo de suspeitos fortemente armados. A mãe das vítimas estava presente na residência, mas não sofreu nenhum ferimento.
Após o ocorrido, a Brigada Militar foi acionada e isolou o local, enquanto a equipe volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Polícia Civil também foi chamada. Além disso, investigadores da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) foram acionados para iniciar as investigações.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também foi acionado para realizar a coleta de evidências no local do crime. Foram encontradas 47 cápsulas deflagradas, sendo que pelo menos 29 tiros foram disparados contra Robson e cerca de 18 contra Gelson.
Vale ressaltar que Robson estava em liberdade condicional, utilizando tornozeleira eletrônica. As autoridades estão investigando a motivação e a autoria do crime, bem como se há relação com o tempo que ele passou no sistema carcerário. Este episódio se configura como o 20° e 21° assassinatos do ano na cidade, e o 5º e 6º do mês de abril.