Nesta quarta-feira (19), durante uma operação da Polícia Civil, três pessoas foram presas preventivamente sob suspeita de fazerem parte de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre. A investigação aponta que o grupo atuava principalmente na Zona Sul da Capital e em São Leopoldo, no Vale dos Sinos.
De acordo com as informações policiais, uma família estaria à frente do esquema e teria até mesmo obrigado moradores de comunidades da Capital a pagarem pelo asfaltamento de locais próximos aos pontos de tráfico, facilitando o acesso dos compradores.
Durante a operação, foram cumpridas um total de 173 ordens judiciais no Rio Grande do Sul, abrangendo Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Campo Bom, além de municípios em Santa Catarina, como Itajaí, Itapema, Balneário Camboriú e Bombinhas.
O resultado da operação incluiu três mandados de prisão preventiva, 45 mandados de busca e apreensão, 125 bloqueios bancários e 23 indisponibilidades de bens. O valor dos bens congelados chega a quase R$ 30 milhões. A investigação prossegue com o objetivo de desmantelar essa organização criminosa e responsabilizar os envolvidos pelos seus atos ilícitos.