21/04/2023 às 08h34min - Atualizada em 22/04/2023 às 00h58min

Presidente do Banco Central diz que as decisões da autoridade monetária não são políticas

Presidente do Banco Central diz que as decisões da autoridade monetária não são políticas - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/presidente-do-banco-central-diz-que-as-decisoes-da-autoridade-monetaria-nao-sao-politicas/

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, rebateu nesta sexta-feira (21) as críticas relacionadas à taxa de juros no Brasil e disse que a autoridade monetária não toma decisões políticas, apenas técnicas.

Campos Neto voltou a defender a autonomia do BC e a necessidade de o País manter o sistema de metas de inflação. Além disso, ele rebateu os argumentos usados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros membros do governo de que não há inflação de demanda.

“Alguns dizem: se a inflação é de oferta, não precisa de juros altos. Não é isso que observamos. Tem mais componente de demanda na inflação do que de oferta. E mesmo que fosse de oferta, o Banco Central tem que combater os efeitos secundários da inflação, que se propagam em cadeia”, declarou Campos Neto.

“O Banco Central é um órgão técnico, que toma decisões técnicas. E segue um timing técnico, que é diferente do timing político. Por isso, a autonomia é importante”, acrescentou ele durante um evento empresarial em Londres, na Inglaterra. “O custo de combater a inflação é alto, mas o custo de não combater a inflação é muito maior”, ressaltou.

O presidente do BC também voltou a dizer que a instituição é completamente autônoma, apesar dos “anseios políticos” para a redução de juros.



Fonte: https://www.osul.com.br/presidente-do-banco-central-diz-que-as-decisoes-da-autoridade-monetaria-nao-sao-politicas/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp