A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará, no próximo recital da Série Música de Câmara, dois dos maiores compositores da história da música. O repertório inclui músicas para quarteto de cordas, uma de Mozart e outra de Villa-Lobos.
A programação será neste domingo (23), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501). A entrada é franca e por ordem de chegada.
A apresentação ficará a cargo do Quarteto Ibirapitanga, formado pelos violinistas Brigitta Calloni e Geovane Marquetti, o violista Cleverson Cremer e o violoncelista Murilo Alves, todos músicos da OSPA.
O “Quarteto de Cordas nº 15 em Ré Menor, K. 421” pertence a uma série de seis quartetos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) dedicados ao compositor e amigo Joseph Haydn. Com caráter mais dramático, é a única obra desse conjunto em tonalidade menor. Estreado em 1785, é considerado um dos mais potentes e intensos trabalhos de Mozart.
O “Quarteto de Cordas nº 1, W099” é o primeiro do extenso repertório camerístico para cordas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Em geral, os “quartetos” do compositor se destacam pela inventividade, exigindo grande preparação individual para suas execuções.
Escrito por volta de 1915, época considerada como o período de formação de Villa-Lobos, esse é o único quarteto do compositor com seis movimentos, diferenciando-se dos tradicionais quatro de suas composições posteriores do mesmo estilo.