Os governos brasileiro e português assinaram, nesta segunda-feira (24), um acordo para cooperação econômica. A parceria foi oficializada durante participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos.
Os países estabeleceram no documento três frentes prioritárias para a cooperação: ações para promoção do desenvolvimento e internacionalização de startups; ações para promoção e desenvolvimento de negócios entre pequenas e médias empresas de ambos os países; e ações para incrementar a cooperação econômica e comercial na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).
O Itamaraty divulgou uma nota sobre as medidas que serão tomadas para aumentar a cooperação econômica na CPLP. O incremento ocorrerá via “partilha de informações, de ações de capacitação e de formação e da criação de medidas que aumentem a competitividade e a segurança econômica para as empresas”, segundo a pasta.
Assinaram o memorando a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).