24/04/2023 às 22h47min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h08min

Efetivo da Brigada Militar no Litoral Norte gaúcho será reforçado por 115 novos policiais

Efetivo da Brigada Militar no Litoral Norte gaúcho será reforçado por 115 novos policiais - Jornal O Sul

Jornal O Sul - RS
https://www.osul.com.br/efetivo-da-brigada-militar-no-litoral-norte-gaucho-sera-reforcado-por-115-novos-policiais/

Em breve, 115 novos integrantes ampliarão o efetivo da Brigada Militar nos municípios do Litoral Norte gaúcho. A informação é do comandante-geral da corporação, coronel Cláudio dos Santos Feoli, em conversa com o deputado estadual Luciano Silveira (MDB). “Trata-se de uma força-tarefa que não implementávamos há mais de 20 anos”, ressaltou o oficial.

O reforço de contingente deve priorizar outras três áreas do mapa do Rio Grande do Sul, com base em estatísticas que apontam índices mais elevados de criminalidade: Região Metropolitana, Vale do Sinos e Zona Sul.

“A Secretaria de Segurança Pública procurou privilegiar as regiões onde o crime esteja em ascensão”, ressalta o parlamentar. “É o caso de Rio Grande onde foram apreendidas mais de 400 armas ao longo do ano passado.

Os recrutas atuarão junto com PMs mais experientes, durante 90 dias. A ideia é agilizar durante este período a saída gradativa dos soldados hoje responsável pela segurança de presídios da região, a fim de liberá-los para o policiamento ostensivo. Além disso, já se avalia a implantação de unidade especializada no combate ao abigeato em áreas rurais – muitas propriedades que são alvo do furto de gado ficam a centenas de quilômetros de uma delegacia.

Novas turmas

Na semana passada, foram diplomados 675 soldados da BM e 26 delegados da Polícia Civil. As novas turmas de cada corporação passaram por curso preparatório e foram diplomadas na semana passada, em eventos simultâneos em Porto Alegre, Osório (Litoral Norte), Montenegro (Vale do Caí) e Santa Maria (Região Central).

O contingente adicionado à Brigada é de aprovados em concurso de 2021. Os homens são ampla maioria: 587, contra 88 mulheres, assim distribuídos: 264 no curso em Montenegro, 177 em Porto Alegre, 120 em Santa Maria e 115 em Osório. Mais de 25% são procedentes de outros 21 Estados.

Eles e elas iniciaram o curso em outubro do ano passado. Foram 875 horas-aula, divididas em disciplinas sobre uso da força e de arma-de-fogo, direito penal, ética, cidadania, relações humanas, suporte básico da vida em urgências e emergências, além de medidas preliminares em local de crise e da mediação de conflitos. Todos cumpriram estágio supervisionado em cidades gaúchas.

E o governo gaúcho já trabalha com a previsão de que outros 400 aprovados sejam convocados já em agosto para o próximo curso de formação. As atividades começarão em agosto.

Já a diplomação da 50ª turma de novos delegados da Polícia Civil foi realizada no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. São 20 homens e seis mulheres, aprovados em concurso de 2018 e que passaram por curso presencial entre 24 de outubro de 2022 e 18 de abril deste ano.

Atuarão na capital gaúcha sete profissionais, sendo que dois têm como destino unidades especializadas como o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, enquanto três seguirão para a Delegacia de Combate à Intolerância. Outros três serão designados para cidades da Região Metropolitana e 16 para o Interior.

A matriz curricular, com 875 horas-aula, abordou temas como investigação, inteligência, gestão pública e novas tecnologias aplicadas no combate ao crime. Na parte prática, os conteúdo abrangeu técnicas de operação policial, aulas de tiro e noções de atendimento pré-hospitalar.

(Marcello Campos)



Fonte: https://www.osul.com.br/efetivo-da-brigada-militar-no-litoral-norte-gaucho-sera-reforcado-por-115-novos-policiais/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp