25/04/2023 às 14h31min - Atualizada em 26/04/2023 às 00h00min

Jundiaí prepara Centro de Enologia

Unidade tem investimento de R$ 16 mi e oferece primeiro curso do Estado

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
Um moderno Centro de Enologia vai beneficiar os produtores de uva e de vinho da região de Jundiaí. Com investimentos aproximados de R$ 16 milhões, a unidade funcionará na Etec Benedito Storani (Etec BeSt) e contará com o primeiro curso técnico do Estado especializado em viticultura e enologia.

“Essa incubadora de vinhos é uma conquista para toda a Região Metropolitana de Jundiaí, pois vai possibilitar aos produtores de uva e de vinho um incremento importante na qualidade dos produtos. Neste ano, 242 mil pessoas participaram da Festa da Uva e da Expo Vinhos de Jundiaí. O potencial do nosso turismo rural é enorme. Por isso, a importância desse Centro aqui na cidade”, destacou Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O curso técnico terá duração de 3 semestres e a primeira turma começa no segundo semestre de 2023. O centro possibilitará aos produtores de vinho da cidade e de toda a região, a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

João Castanho, proprietário da Vinícola Castanho, acredita que a estrutura será muito importante para todos os produtores de vinho da cidade: “A qualificação do profissional e a estrutura do Centro vão possibilitar um grande salto na qualidade do vinho de Jundiaí, principalmente pelo uso da tecnologia na vinificação, que muitos produtores hoje não têm disponível”.

Uva Niagara
No início de abril, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Indicação Geográfica (IG) da uva Niagara rosada de Jundiahy, na categoria Indicação de Procedência. A escrita com as letras “h” e “y” se justifica pois, no passado, entre o final do século 19 e início do século 20, a uva era cultivada numa imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.

Confira as fotos. Clique aqui.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 9 6199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 9 9393-3088

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp