Durante encontro com prefeitos na cidade de Marau (Nordeste gaúcho), o governador Eduardo Leite voltou a defender a importância da parceria entre o Executivo e os gestores municipais. “Já fui prefeito e entendo as dificuldades de quem está à frente do cargo”, declarou.
Na plateia estavam representantes de duas entidades regionais – a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla). O prefeito de Marau, Iura Kurtz, mencionou obras que estão sendo realizadas com apoio do governo do Estado.
É o caso da pavimentação de acesso à zona rural, complexos esportivos, viaturas para a segurança pública e remodelação da Delegacia de Polícia Civil.
Eduardo Leite também aproveitou a ocasião para reprisar uma temática que tem sido frequente nos eventos dos quais participa: os investimentos e a busca de equilíbrio nas contas.
“Depois de arrumarmos as contas, conseguimos voltar a investir”, discursou. “Estão em andamento centenas de obras nas mais diferentes regiões gaúchas. A recuperação da capacidade de investimento do Estado e a parceria com as prefeituras têm permitido isso.”
Interiorização
Durante a visita a Marau, o governador também participou de atividades de mais um capítulo dos eventos de interiorização da Assembleia Legislativa – que neste ano tem como pauta principal a educação.
No evento, Leite se dirigiu ao presidente do parlamento, deputado Vilmar Zanchin (MDB), para saudar os deputados e agradecer o apoio do Legislativo em pautas importantes para a sociedade.
Também apresentou um breve relato das dificuldades financeiras enfrentadas durante o primeiro mandato (2019-2022). Por fim, elencou iniciativas que, segundo ele, começam a mudar a realidade regional, a exemplo de projetos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.
Santo Ângelo
Na noite de sexta-feira (28), Eduardo Leite visitou em Santo Ângelo (Região Noroeste) a Fenamilho, realizada desde 1954 e um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Ele estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e foi recebido pelo prefeito Jacques Gonçalves Barbosa e diretoria da feira.
O governador percorreu estandes e conversou com expositores e líderes regionais: “Fico imensamente feliz em ver este parque que mostra as potencialidades da cidade. A Fenamilho não é apenas uma mostra da cultura da cidade, mas também um importante espaço de negócios para todo o Estado”. A feira será encerrada neste domingo (30).
(Marcello Campos)