Uma audiência pública discutirá em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, o combate ao feminicídio e à violência doméstica. O evento ocorrerá na quinta-feira (04), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Vereadores.
A audiência, proposta pelo deputado estadual Airton Lima (Podemos), integra uma série de reuniões realizadas em diversas regiões do Estado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Adotando o tema como prioritário, o parlamentar já realizou 23 audiências públicas para mobilizar o enfrentamento desses crimes no interior do RS.
“É urgente que nos mobilizemos para combater a violência de gênero em nossa cidade e em nosso Estado. O feminicídio e a violência doméstica são crimes graves que atentam contra a vida e a dignidade das mulheres, e precisamos unir esforços para prevenir e erradicar essas práticas”, afirmou Airton Lima.
Em 2022, o Rio Grande do Sul ficou entre os dez Estados brasileiros com maior taxa de feminicídio. Em âmbito municipal, Passo Fundo registrou seis feminicídios consumados e pelo menos outras dez tentativas no período. No primeiro trimestre de 2023, a cidade aparece ao lado de outros 18 municípios gaúchos que registraram casos de feminicídio.