A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro de 37 anos, flagrado portando 11 comprimidos de anfetamina, droga conhecida como rebite na BR-470 em Bento Gonçalves. O homem, natural de Ibiraiaras-RS, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária em Bento Gonçalves.
Durante patrulhamento, os policiais flagraram um caminhão realizando uma ultrapassagem em local proibido, sendo dada ordem de parada ao veículo.
Na abordagem, foi fiscalizado o disco do tacógrafo. Os PRFs perceberam o registro de longos períodos de direção sem intervalos de descanso. Diante disso, foi realizada uma revista no veículo, onde foi localizada uma cartela contendo 11 comprimidos da droga.
O rebite é uma anfetamina, uma droga estimulante do sistema nervoso central que faz o cérebro trabalhar mais, deixando as pessoas mais “acesas”, com “menos sono”, sendo, por isso, utilizada por muitos caminhoneiros para prolongar o tempo na direção. Porém, causa inúmeros efeitos colaterais como dor de cabeça, taquicardia e visão desfocada, podendo levar a ocorrência de acidentes fatais quando utilizados na condução de veículos.