Em julho, a Latam vai oferecer 1,9 mil voos extras no Brasil para atender a demanda do período de férias escolares. Ao todo, serão 24,5 mil viagens domésticas e internacionais operadas na alta temporada brasileira, volume 17% superior ao registrado quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Com isso, a expectativa é atender 3,6 milhões de passageiros no período, crescimento de 18% na mesma base comparativa.
Os maiores incrementos domésticos da Latam foram programados para o Nordeste brasileiro, enquanto os acréscimos internacionais foram programados principalmente para destinos turísticos como Mendoza e Buenos Aires, na Argentina. A operação inclui também a ampliação da rota Fortaleza-Miami.
“Estamos mais eficientes e fortalecidos nesta alta temporada. Planejamos a nossa malha aérea de forma sustentável para gerar mais conectividade aos brasileiros”, afirma a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.
Demanda – Em março, o tráfego medido pelo indicador número de passageiro-quilômetro (RPK) total do mercado doméstico, incluindo todas as companhias, registrou alta anual de 8,8%, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Latam contou com uma participação de mercado de 37,5%, com RPK 16,4% maior do que registrado no mesmo mês do ano passado. No mercado internacional, a participação da companhia é de 20,6%.
Ao levar em consideração a operação total do Grupo Latam, não só a brasileira, a demanda também tem crescido neste ano. No primeiro trimestre de 2023, o RPK consolidado da companhia registrou crescimento anual de 27,2%, enquanto o número de passageiros transportados avançou 18,1% na mesma base comparativa.
Entre janeiro e março de 2023, a Latam reportou lucro líquido atribuível aos proprietários da empresa de US$ 121,8 milhões, revertendo o prejuízo de US$ 380 milhões do primeiro trimestre de 2022.
Compras pela Internet
No Dia das Mães de 2023, pouco mais de um quarto dos presentes serão comprados pela internet, enquanto shoppings seguem como locais favoritos para compras, mostra a pesquisa realizada pelo Sem Parar. O levantamento também indica que mais da metade dos entrevistados pretendem gastar até R$ 200 reais com a lembrança.
De acordo com a pesquisa, 58,2% dos entrevistados pretendem comprar presentes para suas mães.
Desse grupo, 44% afirmam que irão adquirir o presente em shoppings, 27% comprarão pela internet e 26% optarão pelo comércio local.
O levantamento, feito com clientes da capital e da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, também mostra que 54% pretendem gastar até R$ 200 na compra.
Enquanto 25,7% pretende gastar entre R$ 200 e R$ 400 e 16% afirmam que gastarão mais de R$ 400. Outros 4,2% gastarão até R$ 50.
A pesquisa foi realizada de forma randomizada com 738 clientes, de 3 a 8 de maio.