Photo by Steve Russell/Toronto Star via Getty Images.
Você já notou que quando os policiais pedem para alguém encostar o carro nos Estados Unidos, eles tocam a lanterna antes de conversar com o motorista? Isso não é muito comum no Brasil, mas sempre que assistimos a um filme, série ou documentário policial podemos observar esse costume.
Esta prática é bem comum também em outros países e é extremamente importante. Mas você sabe como ela surgiu e qual a sua verdadeira finalidade? Continue lendo para obter as respostas!
Apenas imagine; você está viajando pela estrada aproveitando um lindo dia de sol enquanto canta sua música favorita, como se você não tivesse nenhum problema para lidar, mas de repente algo inesperado acontece.
Distraído com o momento, você não percebe o quão rápido está dirigindo e que você acabou de passar por um policial com um radar de velocidade tentando fazer sua próxima captura do dia.
A próxima coisa que você ouve são sirenes se aproximando e uma viatura da polícia vindo atrás do seu carro; você então olha para os espelhos retrovisores e tenta descobrir se o problema é com o seu veículo.
Ao se mover para o lado, você tem a confirmação. O policial está realmente pedindo para você encostar o veículo!
Obedecendo o sinal das autoridades, você não pensa duas vezes antes de encostar o carro na beira da estrada, ainda que não saiba o que exatamente você fez de errado.
“Oh não!”, você pensa consigo mesmo, já ficando ansioso ao ver o policial parar atrás de você e sair do carro.
Você observa pelo espelho o policial vir em direção ao seu carro. Mas antes de ficar cara a cara com ele, você percebe um sinal estranho.
Você nota que o policial coloca a mão na parte de trás do seu carro – especificamente na lanterna traseira – antes de chegar na janela do lado do motorista. Você então fica confuso, sem entender o que aquilo significa…
Você nunca havia sido parado antes e começa a se questionar se aquele gesto é algo normal. “Por que o policial tocou no meu carro?”, você pensa consigo mesmo.
Você chega a pensar em perguntar o que aquilo significa, mas esquece completamente quando começa a interagir com o policial e recebe uma multa.
Ser um policial vem com sua cota de perigos, mas quão arriscado é parar alguém em seu carro?
De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), entre 2011-2020, 454 policiais morreram devido a acidentes relacionados a veículos motorizados, o que representa 33% de todas as mortes em serviço. É por isso que tal técnica foi criada.
Você pode se surpreender, mas pedir para alguém encostar o carro na estrada é mais perigoso do que supomos.
É bastante chocante, mas desses 33% de policiais mortos no cumprimento do dever, 8% dessas mortes são causadas por policiais sendo atropelados por veículos enquanto estão a pé.
Por causa de quão perigoso é parar alguém na estrada para o policial, todos os estados, exceto DC, têm algo chamado “Move Over Law”.
Esta lei exige que os motoristas diminuam a velocidade ou mudem de faixa ao ver uma viatura da polícia parada na beira da estrada. O objetivo é dar mais segurança aos policiais para que possam fazer seu trabalho.
Embora a lei “Move Over” exista para proteger os policiais, ainda há um grande fator de risco que eles enfrentam ao parar alguém na estrada.
Você ficaria surpreso ao saber que ser atingido por um veículo em movimento está longe de ser o único perigo que eles enfrentam.
Felizmente, você não precisa se perguntar mais quais são esses perigos e por que o policial tocou sua lanterna traseira por muito tempo.
Você também não precisa perguntar ao policial por que eles tocaram sua luz traseira, basta dar uma pesquisada rápida na internet para obter todas as respostas!
Assustar o motorista é uma das principais razões pelas quais os policiais batem nas lanternas traseiras do veículo.
Na maioria das vezes a pessoa não está esperando o barulho, então sua reação dá ao policial algum tempo para observar melhor o motorista e entender melhor a situação.
Depois de uma pesquisa rápida, você descobre que os policiais têm “batido nas lanternas traseiras” há muitos anos!
Esta prática ajuda os policiais porque sempre há um risco potencial de perigo. Você já conhecia essa técnica? Continue lendo para mais detalhes…
Câmeras corporais, câmeras de painel e outras técnicas de vigilância dão ao policial uma visão de quem você é, mas a batida na lanterna era o método “oldschool” antes disso.
Alguns policiais ainda podem tocar sua lanterna e usar uma câmera para obter informações em tempo real sobre quem estão parando.
Os policiais sempre precisam avaliar as situações rapidamente quando se aproximam de um veículo. Isso serve para minimizar os riscos.
E um toque de luz traseira pode dizer ao policial informações sobre o motorista que eles acabaram de parar. Sim, isso mesmo que você leu! Mas como? Veja a seguir!
Quando o policial toca na luz traseira, ele considera várias situações.
Como o motorista reagiu? Ele se assustou? Com o que ele estava distraído quando foi parado? O motorista está alcoolizado? Ou escondeu rapidamente uma arma ou outro objeto perigoso?
Portanto, se a pessoa estiver manuseando itens ilegais, como substâncias controladas, munição ou armas, sua reação ao toque da luz traseira dirá ao policial que o motorista está tentando esconder alguma coisa.
Embora o motorista possa pensar que tem alguns segundos para limpar seu carro, na verdade, o policial começa a observar o veículo e o comportamento do suspeito muito antes de pedir para revistá-lo.
Portanto, não se apresse de repente, porque alguém está sempre prestando atenção nas suas atitudes.
Créditos: Vida Brilhante.
The post Entenda por que o policial encosta na lanterna do carro durante uma blitz appeared first on Terra Brasil Notícias.