17/05/2023 às 10h22min - Atualizada em 17/05/2023 às 10h22min

Estudo técnico para segurança viária é apresentado ao prefeito Polis

Foram analisados 28 pontos do município, alguns deles, com registro de muitos acidentes e inclusive com mortes.

Prefeitura de Erechim - Comunicação
Prefeitura de Erechim - Comunicação

prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira (16), no Salão Nobre, para apresentação do estudo técnico para redutores de velocidade nas vias do município, feita pelo engenheiro de transporte, Guilherme Belegante. Estavam presentes, também, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini; o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi; o secretário adjunto, Rafael Colet; o coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; diretor de Trânsito, Eleniltom José Pires de Lima; e, o engenheiro da prefeitura, Jonathan Medeiros.

Inicialmente, o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que este é um pontapé inicial, e o objetivo do estudo é buscar informações técnicas para subsidiar qualquer decisão futura sobre a instalação destes equipamentos no trânsito de Erechim. “Se confirmada, a implantação será gradativa”, disse o secretário.

Segundo o engenheiro de tráfego, Guilherme Belegante, o estudo técnico se deu em pontos com registro de muitos acidentes e inclusive alguns com mortes, e foi realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, e 1, 2 e 3 de março. Ele citou o exemplo da rua doutor Sidney Guerra próximo ao cruzamento da avenida Tiradentes em que a velocidade média foi de 59 km/h e a velocidade máxima chegou a 89 km/h. “Isto é, o estudo registrou veículos 80%, neste ponto, acima da velocidade permitida para o local. Outro ponto crítico foi na avenida Caldas Júnior e na avenida Sete de Setembro em frente a URI”, afirma o responsável pelo estudoEle apresentou os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos e os três tipos de redutores. 

Todo o trabalho foi elaborado de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite a utilização deste tipo de tecnologia nos locais analisados.

Na parte da manhã, o estudo também foi apresentado aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e de Transportes de Passageiros do Município de Erechim (Comtran). E na parte da tarde foi exposto aos vereadores no plenário do Poder Legislativo.


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