24/05/2023 às 18h35min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Ministro da Fazenda afirma que ações para baratear carro popular podem sair nesta quinta

Ministro da Fazenda afirma que ações para baratear carro popular podem sair nesta quinta - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-afirma-que-acoes-para-baratear-carro-popular-podem-sair-nesta-quinta/

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo federal pode anunciar nesta quinta (25), Dia da Indústria, ações para baratear os preços dos chamados “carros populares”.

“Eu acredito que é amanhã, porque é o Dia da Indústria e talvez ele [presidente Luiz Inácio Lula da Silva] queira anunciar. Mas eu não sei se vai dar tempo de processá-las”, disse Haddad. Entretanto, o ministro não quis antecipar quais ações podem ser anunciadas.

As declarações foram dadas após reunião do ministro com o presidente Lula e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços.

Alckmin está coordenando esse pacote de medidas.

Atualmente, os carros zero mais baratos do Brasil tem preço inicial, em média, de R$ 68 mil.

A intenção de baratear os veículos foi manifestada publicamente pelo presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na ocasião, ele disse que carro de “R$ 90 mil não é popular”.

Nos últimos dias, representantes de ministérios e do setor discutiram possíveis alternativas para reduzir os preços.

Os executivos frisaram para o governo que as montadoras têm pouca margem de lucro nos carros populares e que, por isso, seria difícil reduzir os preços nas fábricas.

A margem, segundo as empresas, são maiores no carros mais caros.

O caminho defendido pela indústria é a possibilidade de os trabalhadores poderem sacar uma parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e utilizar o montante para trocar o carro usado por um novo.

Na reunião entre governo e montadoras, foi ressaltado que o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que é um tributo federal, já é reduzido para carros populares.

Para ser efetiva uma queda de impostos, as medidas precisariam envolver impostos recolhidos pelos estados, como o ICMS.

A alíquota de ICMS, porém, também já é reduzida para carros de passeio e qualquer queda de arrecadação precisaria ser compensada pela União, dizem fontes ligadas aos governadores. Isso passaria, portanto, por uma negociação com as secretarias estaduais de Fazenda.

 



Fonte: https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-afirma-que-acoes-para-baratear-carro-popular-podem-sair-nesta-quinta/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp