A ponte pênsil que liga Torres, no Litoral Norte gaúcho, a Passo de Torres, em Santa Catarina, deve ser reconstruída até o verão. O governo do Estado vizinho anunciou a liberação de recursos para a obra.
A reconstrução da ponte, que tem custo estimado de R$ 750 mil, será feita pela prefeitura do município catarinense em parceria com o governo de Santa Catarina.
Os cabos de aço que sustentavam a estrutura antiga se romperam na madrugada do dia 20 de fevereiro, durante o carnaval. Dezenas de pessoas caíram nas águas do rio Mampituba. Um jovem de 20 anos morreu.
A ponte, feita de madeira, estava superlotada quando ocorreu o acidente. Após a tragédia, a estrutura foi interditada.
Segundo o governador Jorginho Mello (PL), a nova ponte será mais segura e moderna. No entanto, ela deve manter as características da estrutura original, um dos pontos turísticos da região.
História
Antes da construção de uma ponte de concreto que permite o fluxo de carros na divisa entre RS e SC, a ponte pênsil e uma balsa eram o únicos elos entre as cidades de Torres e Passo de Torres.
Em 1985, no dia em que foi inaugurada, a ponte também não suportou o excesso de peso, em razão do grande número de pessoas sobre ela, e acabou cedendo. Não houve vítimas.