A Guarda Municipal prendeu quatro jovens, na madrugada desta quinta-feira, 14, após terem pichado e colado cartazes em pilares do Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico da Capital. Outros prédios da região também foram depredados. O sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) flagrou ação criminosa após recebimento de denúncia. A rede de inteligência conta com mais de 1,3 mil câmeras de segurança. A guarnição mais próxima foi acionada para efetuar a prisão. O crime ocorreu depois da meia-noite.
“Além da denúncia recebida, os agentes também contaram com apoio das câmeras de videomonitoramento, resultando no êxito da ação. Esta participação ativa da população é fundamental para agirmos com maior rapidez no combate à criminalidade”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.
Com eles, foram apreendidos latas de spray e um galão de cola. Os suspeitos foram encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi registrado o flagrante, sendo liberados em seguida.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e 156.
Autuados
Antes de serem conduzidos para a delegacia, os suspeitos foram autuados pela prefeitura com base no Código de Posturas de Porto Alegre, que prevê multa diária de R$ 3,7 mil, podendo chegar a R$ 12,8 mil, em valores atuais, pela prática de pichação.
Um processo administrativo será aberto, com prazo para defesa. Ao término, o infrator também será obrigado a reparar o próprio dano cometido ao patrimônio público. Além disso, caso a multa não seja quitada, ele terá seu nome incluído na dívida ativa com o município. (PMPA)