29/06/2023 às 19h44min - Atualizada em 29/06/2023 às 19h44min

Cultura de frutas vermelhas pode ser lucrativo para agricultores do Alto Uruguai

Comitiva da região, que está em Minas Gerais, conheceu como funciona o projeto, que agrega valores no período entressafra

Rodrigo Finardi
Rodrigo Finardi
Na quarta-feira, 28, a Comitiva do Alto Uruguai, formada por prefeitos do AMAU, Sicredi UniEstados, Sebrae e Emater, estiveram na parte da manhã em Paraguaçu (MG), na Cooperativa Mista Agropecuária (Coomap), onde tiveram contato com o projeto que é realizado com frutas vermelhas. Esse trabalho é financiado pelo Sicredi, em parceria com a cooperativa.

A comitiva foi recebida pelo presidente da cooperativa, Nilson Andrade e o gerente de sustentabilidade Rogério Pereira. Também estiveram presentes a gerente administrativa da Sicredi de Poços de Caldas, Eduarda Menegatti, e a gerente da unidade de Paraguaçu, Florinda Marques.

Para Marcelo Arruda, presidente da AMAU, é um projeto de grande relevância: “estão implantando uma nova atividade e cultura, para que seus associados, que eram somente produtores de café, possam agregar renda, no período entressafra, da cultura principal”.

“A região de Paraguaçu e o Alto Uruguai são semelhantes na agricultura familiar de pequenas propriedades, sendo uma alternativa interessante para estarmos em conjunto com nossas prefeituras para fomentar esta nova atividade. Uma maneira das famílias diversificarem a atividade e agregar valor em pequena área produtiva”, salienta Marcelo Arruda.

Mas para isso, se tornar realidade no Alto Uruguai, o desafio é ter um volume expressivo de produção e organizar em forma de cooperativa: “desta forma é possível receber a produção e dar o encaminho para o mercado interno e especialmente para a exportação”, finaliza Arruda.

Após a visita a cooperativa, que recebe os produtos, a comitiva do Alto Uruguai, teve a oportunidade de conhecer uma propriedade onde o projeto é desenvolvido, entre os municípios de Paraguaçu (MG) e Machado (MG).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp