07/07/2023 às 07h51min - Atualizada em 07/07/2023 às 07h51min
Projeto do vereador Araújo torna obrigatória a identificação de cabos e fios
Projeto altera uma lei de 2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de alinhamento e a retirada de cabos e fiação em desuso, visando à segurança e limpeza do município.
Giuliano Olivar
Giuliano Olivar Câmara de Vereadores de Erechim aprovou em sua última sessão ordinária o projeto de autoria do vereador Claudemir de Araújo (PTB) que altera uma lei de 2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de alinhamento e a retirada de cabos e fiação em desuso, visando à segurança e limpeza do município.
A legislação aprovada enfatiza a necessidade de identificação dos cabos utilizados, a fim de responsabilizar as empresas em casos de descumprimento da lei, bem como em eventuais acidentes.
De acordo com Araújo , será proposta a instalação de uma tarjeta a cada 100 metros de rede na área urbana, e a cada 1.000 metros na zona rural, identificando a empresa responsável por aquele cabo.
Na oportunidade o parlamentar salientou que também está em tramitação no Poder Legislativo, outro projeto de sua autoria que estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento deverão ser exclusivamente subterrâneas.