23/08/2023 às 10h14min - Atualizada em 23/08/2023 às 10h14min
Internacionalização no Marista Medianeira: Vivências culturais, linguísticas e globais
A internacionalização da Educação Básica no Brasil Marista e no Colégio Marista Medianeira propõe a presença de múltiplas formas de efetivação, no contexto da escola, das redes e dos sistemas de ensino
Jessica Psendziuk Barroso Comunicação
Jessica Psendziuk Barroso Comunicação A internacionalização da Educação Básica no Brasil Marista e no Colégio Marista Medianeira propõe a presença de múltiplas formas de efetivação, no contexto da escola, das redes e dos sistemas de ensino, afinal o Instituto Marista é uma comunidade educativa internacional, presente no mundo todo.
De acordo com a coordenadora do Programa de Vivências Bilíngues e Multiculturais do Colégio, Juceliane Faciolli “a internacionalização é, de certa forma, uma maneira de aproximar pessoas, culturas, línguas e oportunidades, vivenciando, contribuindo, aprendendo e, principalmente, respeitando cada uma delas.
Segundo a diretora do Marista Medianeira, Cheila Milczarek, “o Instituto Marista, que possui sede em Roma, na Itália, está presente em 5 continentes, com mais de 600 escolas espalhadas pelo mundo. Há um desejo de que se construa uma rede internacional de escolas que possam trocar conhecimentos e interagir, tornando a internacionalização um mecanismo concreto de aprendizado de novas línguas e culturas. E queremos saber dos nossos estudantes, afinal, o que eles buscam em um processo de aprendizagem internacional”.
Após o retorno ao Brasil, os estudantes participaram de um momento de partilha com os educadores sobre suas vivências e aprendizados durante as viagens, e que será também realizado com os demais estudantes da escola, para que possam conhecer um pouco mais dos países visitados através dos colegas.