19/09/2023 às 10h26min - Atualizada em 19/09/2023 às 10h26min
Sicredi leva colaboradores à Rota do Cooperativismo
Local que marca a criação do cooperativismo na América Latina visa cultivar a memória e difundir a prática cooperativista nas comunidades
Natiele Tauana Dias Torres de Oliveira \ Comunicação e Marketing
Sicredi UniEstados – Erechim/RS O Sicredi tem o compromisso de desenvolver as localidades em que está inserido, para isso, promove momentos que fomentem o entendimento sobre o cooperativismo e sua essência. E para contribuir com esse aprendizado, a Sicredi UniEstados oportunizou a 65 colaboradores, sendo um de cada agência mais a sede administrativa para visitar Nova Petrópolis/RS, berço do cooperativismo na América Latina, nos dias 12 e 13 de setembro. No local foi criada, pelo padre Theodor Amstad, a primeira cooperativa de crédito, na época denominada Caixa Rural, que anos mais tarde se tornou a Sicredi Pioneira.
A rota do cooperativismo mostra as raízes da história do Sicredi com prédios históricos, museus e símbolos importantes para o cooperativismo de crédito. A líder da comitiva e analista de desenvolvimento de cooperativismo da Sicredi UniEstados, Patrícia Scatolin, conta que momentos como esse servem para ampliar o conhecimento a respeito do cooperativismo. “Vivemos a experiência de estar no local em que o Padre Amstad viveu e contribuiu com a formação do cooperativismo de crédito e almoçamos em um local muito significativo, onde ocorreu a primeira assembleia da Caixa Rural”, expressa.
O gerente de negócios pessoa jurídica da agência do Sicredi de Caldas/MG, Érick Brandão, fez parte da comitiva e relata que viver a experiência de conhecer as raízes do cooperativismo no Brasil reafirma o compromisso que o Sicredi tem em contribuir com o desenvolvimento dos associados e comunidades. “Conhecemos a história do Padre Amstad, a transformação que ele fez na região trazendo o modelo cooperativo que se espalhou pelo país, ver esse exemplo me faz pensar na minha cidade e de que forma eu posso contribuir para seu desenvolvimento. Queremos mostrar para os nossos associados que cooperativismo faz a diferença onde está, ser a voz do Amstad e contribuir com o crescimento da nossa localidade”, frisa.
O Padre Theodor Amstad é considerado o Patrono do Cooperativismo Brasileiro, pela Lei 13.926/2019. O Padre suíço trouxe ao Brasil o modelo cooperativo e fundou em 1902 a primeira cooperativa de crédito no município de Nova Petrópolis/RS que hoje, integra o sistema Sicredi. Essa foi a primeira cooperativa da América Latina e o marco inicial para outras 36 cooperativas.
Padre Theodor Amstad teve um papel importante na construção do cooperativismo no Brasil. Hoje, esse modelo de sistema colaborativo para produção e distribuição de riquezas se perpetua em áreas como da educação, saúde, agricultura, turismo, construção civil, terceiro setor e na de finanças, como é o caso do Sicredi, um dos maiores sistemas de cooperativismo de crédito do país, que reúne mais de 7 milhões de associados espalhados por todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Amstad morreu no dia 7 de novembro de 1938, na cidade de São Leopoldo/RS. Sua história é preservada fisicamente na comunidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis.