Por Arthur Sandes, Bruno Cassucci e Marcelo Braga — São Paulo
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Menos de 24 horas separaram a demissão de Vanderlei Luxemburgo do primeiro treino comandado por Mano Menezes no Corinthians . O novo treinador aceitou rapidamente a proposta, assinou até 2025 e comandou a primeira atividade de olho no clássico contra o São Paulo.
A saída de Luxa pegou os jogadores de surpresa na última quarta-feira, dia seguinte ao empate contra o Fortaleza, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Na mesma tarde o elenco ouviu que o sucessor seria Tite ou Mano Menezes, pois o Corinthians já engatilhava a contratação do novo técnico.
O plano A do Timão foi Tite, mas a quarta tentativa teve o mesmo desfecho das três consultas anteriores. O treinador se encontrou com dirigentes do Flamengo para jantar no Rio de Janeiro, e o Corinthians partiu para a alternativa. Mano Menezes recebeu a ligação à noite e aceitou uma reunião para esta quinta-feira.
Mano Menezes assinou contrato até dezembro de 2025, o que acirrou a tensão política no Corinthians, que passa por eleição presidencial em novembro. Ele já era o favorito do grupo do ex-presidente Andrés Sanchez e do candidato André Negão.