21/04/2022 às 07h21min - Atualizada em 21/04/2022 às 07h21min

Escravidão: Idoso é resgatado em Quaraí

O homem relatou que passava fome e dormia entre insumos agrícolas.

https://poa24horas.com.br/
Google

Foi executada na tarde de ontem, 20, pela Polícia Civil de Quaraí, pela Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul e pelo Ministério Público do Trabalho uma operação em Quaraí, Fronteira Oeste, que resultou no resgate de um idoso mantido em condições análogas á escravidão.

Conforme se observa dos relatos colhidos 
pela polícia e pelo Ministério Público do Trabalho, o resgatado, um homem negro de 64 anos, vinha trabalhando há três anos e meio em uma granja em Quaraí. O idoso expôs que não recebia salário durante todo o tempo em que esteve na granja. Ainda, disse que sofrera agressões psicológicas, como ofensas raciais, humilhações, e recebia alimentação insuficiente, tendo que recolher frutas do chão para saciar sua fome. Além disso, o prorpietário do locar teria retido seus documentos.

O resgatado relatou outros abusos nos quais era submetido: por muitas vezes dormia ao relento, seu alojamento, um galpão, era infestado por ratos e pulgas, além de ser utilizado para gaurdar fertilizantes e venenos para a lavoura. Ao coletar o depoimento do idoso, a polícia averigou o referido alojamento, constatando que todas as informações conferidas eram condientes com os relatos, tratando-se, portanto, de local incompatível com as condições mínimas de moradia, ou seja, violação da dignidade humana.

O caso somente foi levado ao conhecimento público quando o resgatado foi internado no início de abril em razão de fortes dores na coluna, dentre outros problemas de saúde. Foi através do trabalho da psicóloga Alessandra Caroline Ortiz, que acompanhou o idoso no hospital, que foi possível ter conhecimento sobre a sua condição. 
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp