Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro neste sábado (4), na disputa por pênaltis. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal graças ao gol de Ronald, Mycael, conhecido por sua qualidade com as mãos, fez o pênalti decisivo para o Brasil, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar.
As seleções foram para a decisão com campanhas 100%. Afinal, o Brasil venceu EUA (1 a 0), Colômbia (2 a 0) , Honduras (3 a 0) e México (1 a 0). Já o Chile, por sua vez, bateu México (1 a 0), Uruguai (1 a o), República Dominicana (5 a 0) e, na semifinal, fez 1 a 0 nos EUA.
Com a conquista, a equipe de Ramon Menezes quebrou o jejum da medalha de ouro vigente desde 1987. Este foi o quinto título da Amarelinha no futebol no Pan-Americano e a 200ª medalha desta edição.
Esta foi a reedição da final de 1987, em Indianápolis, quando o Brasil levou a melhor vencendo por 2 a 0 (gols de Washington do "casal 20" e de Evair). Esta foi a última conquista do Brasil em Pan.
Nas cinco partidas pelo torneio, o Brasil venceu quatro partidas e empatou apenas uma. Foram oito gols marcados e um sofrido.