14/11/2023 às 07h44min - Atualizada em 14/11/2023 às 07h44min

Comitiva liderada pelo SUTRAF-AU apresenta demandas da região em Brasília

Lideranças sindicais, do poder público e da UFFS participaram de diversas audiências com o governo federal solicitando apoio para questões relacionadas à agricultura familiar e educação do Alto Uruguai

SUTRAF AU comunicacão
SUTRAF AU - Divulgação

Uma comitiva formada pelo coordenador geral do SUTRA-AU, Alcemir Bagnara; pelo coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci; pelo reitor da UFFS, João Alfredo Braida e o diretor do Campus da UFFS Erechim, Luís Fernando Corrêa da Silva; assim como os vereadores Gilberto Kozak, Isaías Wastchuk, Débora Cenci, Paulina Dias, e Gilmar Zolett Vieira, esteve em Brasília nesta semana passada para uma série de audiências com representantes do Executivo e Legislativo. A delegação levou uma série de reivindicações da região para o Governo Federal. O conjunto das audiências foi intermediada, e teve a participação da deputada federal Maria do Rosário.


Segundo Alcemir Bagnara, a comitiva participou de 15 audiências de negociações e reuniões, entre elas, conversas no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, Ministério da Justiça, MEC, CONAB, Ministério da Integração, e Secretaria Geral de Comunicação do governo Lula.

 

Outro tema debatido foi relacionado aos conflitos agrários, que tratam das terras indígenas e as terras dos agricultores familiares. A comitiva participou da posse dos membros da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo, realizada no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Esta Comissão irá tratar dos conflitos entre agricultores familiares e indígenas.


Além disso, os representantes dos agricultores familiares pleitearam uma demanda específica do IFRS, que é a construção de um refeitório, com sinalização positiva para esta demanda. Além de demanda para o município de Centenário, que recentemente teve a frota de ônibus escolares destruídos por um incêndio, e demandas de Barra de Rio Azul, que contabilizou perdas depois que o excesso de chuva trouxe prejuízos a grande parte do município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp