Ao longo das próximas horas, a partir do final da tarde deste sábado (18), uma nova enchente deve atingir o Vale do Taquari, em níveis similares aos registrados no início de setembro no Rio Grande do Sul. O rastro de destruição na região culminou com 50 mortos e oito desaparecidos. Conforme o governo gaúcho, a situação é de alerta total por conta de novas inundações. O motivo são as chuvas muito volumosas e persistentes que ocorreram nos últimos dias, em várias regiões do Estado, ocasionando uma nova elevação do rio Taquari.
Apesar do alerta, as cheias que devem acontecer não terão a magnitude do fenômeno de setembro, quando houve chuvas extremamente volumosas em um curto espaço de tempo, ocasionando uma enxurrada forte, com os rios transbordando e arrastando o que estivesse pela frente.
Desta vez, é esperada uma elevação gradual do nível do rio, até chegar à cota de inundação. Embora o nível das águas não deva se elevar de maneira abrupta, o volume de água e a cota de inundação serão muito parecidos com os registrados em setembro.
O Piratini adverte que é muito importante que as pessoas que moram em áreas de risco, que foram afetadas pela enchente de setembro ou que já estão em situação de alagamento procurem informar-se com as Defesas Civis dos respectivos municípios sobre quais são as medidas de prevenção previstas nos seus Planos de Contingência, como rotas de fuga, locais de risco e abrigos públicos.
É essencial, nesse momento, que as famílias saiam de suas casas levando somente o essencial e procurem abrigo em local seguro. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul