O Banrisul realizou um café da manhã com a imprensa, nesta segunda-feira (20), para anunciar as diretrizes da nova gestão, que tomou posse em novembro deste ano. Na ocasião, foi lançado o novo posicionamento – baseado nos pilares de uma empresa aberta, uma companhia inteligente e uma instituição rumo aos 100 anos.
O presidente Fernando Lemos apresentou a nova diretoria. O grupo é composto por Gaspar Saikoski, Luiz Gonzaga Veras Mota, Elizabete Rejane Sodré Tavares, Carlos Aluisio Vaz Malafaia, Adriana Celestino, Ivanor Antonio Duranti, Irany Sant’Anna Júnior e Fernando Postal. O evento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e do vice-governador, Gabriel Souza.
Leite disse que, durante seus 95 anos de existência, o Banrisul se misturou à vida econômica e à vida das pessoas que moram no Rio Grande do Sul. “A instituição tem sido capaz de se reinventar e se reaproximar das nossas comunidades sempre que necessário. Por um lado, um banco que proporcionou a realização de muitos sonhos. Por outro, ofereceu conforto em momentos de necessidade”, reforçou. Na avaliação do chefe do Executivo, a presença do banco na relação com as comunidades faz diferença para a vida dos gaúchos.
O governador citou ainda dois exemplos de como o banco público do RS aproxima suas diretrizes das demandas da sociedade: o maior Plano Safra da história, com R$ 11 bilhões para fomento ao agronegócio e à agricultura familiar, e o apoio às vítimas das enchentes, com R$ 1 bilhão em linhas de crédito com condições especiais para empresas, pessoas e reconstrução das cidades.
“O Banrisul olha para o futuro e alavanca o nosso desenvolvimento, preocupado não com o século que viveu, mas com o século que vai viver, ainda mais inteligente, responsável e próximo dos gaúchos. Não falta isso ao quadro técnico dessa nova diretoria, que tem o apoio do governo, para que cresçamos juntos”, completou o governador.
Fernando Lemos falou sobre a sua confiança na diretoria e destacou que cada nome foi escolhido por seu potencial e capacidade de trabalho. Citou, também, a segurança que tem nos funcionários que fazem o dia a dia do banco – seja na sede ou no atendimento aos clientes.
Em relação ao novo posicionamento, o presidente lembrou que o Banrisul é uma das maiores empresas de capital aberto do Rio Grande do Sul. “Estamos falando de um grande banco, de uma grande instituição, uma grande marca que tem o Estado como controlador, mas que tem mais da metade do seu capital no mercado – de acionistas pelo mundo todo. Nós temos absoluta consciência do nosso tamanho, do nosso papel, consciência também do mercado em que atuamos e de todos os desafios do atual momento. E estamos preparados para esse ‘jogo’”, disse.
Experiência e novo cenário
Lemos presidiu o Banrisul entre 2003 e 2010, período em que a instituição realizou seu IPO, a oferta pública inicial de ações. “O cenário que eu vivi na minha primeira gestão como presidente é muito diferente do atual. O setor financeiro mudou, as tecnologias mudaram. E, mais do que tudo, o comportamento, as necessidades e as expectativas das pessoas foram transformadas. O mundo mudou. Só que, por outro lado, nem tudo mudou. A importância do olho no olho, do conhecimento de cada cliente, das necessidades, da conexão com a comunidade. Nada disso foi deixado de lado”, destacou.
Por essa razão, segundo o executivo, não existe banco igual ao Banrisul. “Nós conseguimos congregar estes dois universos: o da tecnologia e o da dimensão humana; o da inovação e o do legado. E isso se traduz por entender o cliente e entregar para ele, com eficiência, a solução e o resultado que ele precisa”, apontou.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul