O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta terça-feira (21) o mais alto grau da Ordem do Rio Branco para diversas autoridades e ministras. Entre os condecorados, estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também recebeu a honraria.
A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira. A maior condecoração dada pelo governo federal tem o objetivo distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
Ministros do STF
Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin também foram condecorados com a honraria concedida por Lula. Moraes havia recebido em 2010 o grau de Comendador da Ordem. Ele é presidente do Tribunal Superior Eleitoral desde agosto de 2022 e relator no STF de investigações sobre milícias digitais e os atos de 8 de Janeiro. Já Zanin é o ex-advogado do presidente.
Títulos póstumos
A título póstumo no quadro suplementar da ordem de Rio Branco, o indigenista Bruno Pereira Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em 2022 na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas, também foram condecorados.
Elza, Gal e Rita Lee
O Diário Oficial da União desta terça-feira (21) traz que o presidente Lula também concedeu condecoração póstuma para as cantoras Elza Soares (1930-2022), Gal Costa (1945-2022) e Rita Lee (1947-2022).
Ministras
O Diário Oficial da União também confirmou a condecoração às ministras Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
Outras autoridades
Também foram homenageados ministros, militares, parlamentares da base, os governadores Jader Barbalho Filho (MDB) do Pará, Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Com informações da CNN Brasil.