A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta preocupante para o Estado e ao Litoral Norte: a volta das chuvas fortes e risco de acidentes meteorológicos. Conforme o órgão, a metade leste de Santa Catarina pode chegar a um acumulado de 120 mm, motivado pela passagem de um ciclone no oceano.
O alerta do órgão para a região é o laranja, que indica grandes chances de ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, entre outros. O período mais alarmante será entre a próxima quarta (22) e quinta-feira (23).
A instabilidade no tempo e o retorno das chuvas se originam da passagem de frente fria somada a um ciclone no Oceano Atlântico, em frente à Santa Catarina, segundo o meteorologista e responsável pelo laboratório de climatologia da Univali, Sergey de Araújo.
E a Defesa Civil não descarta que, além das fortes precipitações, haja eventual queda de granizo. Regiões do Estado já sofreram com essa condição anteriormente.
A previsão da entidade é que, na quinta-feira, haja volumes expressivos de chuva em um curto período, especialmente a partir da tarde. São esperados acumulados entre 70 a 120 mm na metade leste do Estado, com pontuais de 150 mm entre o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí.
O Litoral Sul é a única região catarinense que não está em alerta laranja para as chuvas. A orientação para os moradores do Litoral Norte é que sigam todas as normas de segurança e ligar imediatamente para a Defesa Civil ao registro de ocorrências.
Fonte: ND Mais
A notícia Chuvas em Santa Catarina: Passagem de ciclone castiga Estado e acende alerta para deslizamentos foi publicada no Portal Leouve.