Na última quinta-feira, um prédio localizado na Ladeira das Azaléias, em Gramado, caiu por colapso estrutural devido ao grande volume de chuvas. A área já estava isolada e não houve vítimas. Segundo a Defesa Civil municipal, o prédio desabou dentro do próprio terreno no bairro Três Pinheiros e o local segue sem acesso.
O secretário de turismo em exercício do estado, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, juntamente com equipe técnica da Setur, visitou as áreas atingidas para ter real dimensão dos danos. “Os pontos turísticos seguem abertos ao visitante normalmente. As áreas atingidas estão devidamente isoladas e em constante monitoramento. Temos plena confiança na qualidade técnica e no trabalho exemplar da defesa civil local”, reforçou o secretário.
O vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, fizeram um comunicado oficial sobre a situação do turismo na cidade. “Estamos em um período de grande visitação da cidade e seguimos de portas abertas para receber os turistas. Os visitantes podem se tranquilizar pois as áreas atingidas são pontuais e toda a área comercial do município está desobstruída e segura”, diz Luia.
As principais vias de acesso ao município estão liberadas e os parques, restaurantes, hotéis e atrações funcionam normalmente. A área central do município e pontos turísticos não foram atingidos e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem como o previsto.
Um grupo técnico da prefeitura de Gramado está concluindo a elaboração de relatórios das vistorias realizadas no bairro Três Pinheiros, Travessa das Azaleias no bairro Planalto, no Loteamento Orlandi na Várzea Grande e a Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini.
Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a prefeitura no trabalho de recuperação das áreas afetadas.
As seguintes seguem interditadas: Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini – Totalmente bloqueada no trecho dos números 1501, 1521, 1555, 1593, 1607, 1640, 1650 e 1669; Estrada da Linha Tapera – Totalmente bloqueada em todo o trecho; Ladeira das Azaléias – Totalmente bloqueada para a passagem de veículos e pessoas; Miguel Tissot, na Várzea Grande – Totalmente bloqueada; Linha Caboclo, Rua Moreira –Totalmente bloqueada; Estrada na Linha 28 – Interditada na altura do Ecoparque Sperry.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul