Três jornalistas de dois dos principais jornais da Argentina desembarcaram nessa terça-feira (28), em Porto Alegre, para uma viagem pelo Rio Grande do Sul a convite da Secretaria de Turismo (Setur). Nesse período, os profissionais do Clarín e do La Nación irão visitar destinos como a Serra Gaúcha e o Litoral Norte, além de conhecer regiões ainda pouco exploradas pelos argentinos – caso de Cambará do Sul e Mampituba.
Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Rio Grande do Sul é a principal porta de entrada de argentinos no Brasil. A intenção do governo do Estado, com o convite aos jornalistas, é mostrar que vale a pena permanecer por mais tempo em solo gaúcho. A iniciativa visa, assim, ampliar a imagem internacional do RS como um destino turístico, o que se vincula à atual estratégia da Setur de trabalhar com o turismo binacional.
Os convidados para a viagem são Diego Ricardo Jemio (repórter do El Clarín), Andrea Jorgelina Ventura e Fabian Oscar Marelli (ambos do La Nación). Eles serão acompanhados por dois jornalistas da equipe da Setur. Turismólogos da secretaria estruturaram o roteiro com o objetivo de criar uma experiência típica e guiada por regiões a serem descobertas pelos turistas.
Como contrapartida pela viagem custeada por parceiros do setor turístico, os jornais convidados produzirão matérias nos cadernos de viagens, divulgando as atrações do Rio Grande do Sul para um público vasto, sem dispêndio financeiro ao Estado.
Números
O portal do Clarín tem cerca de 55 milhões de visitantes únicos por mês, enquanto o La Nación conta com 16,2 milhões de usuários mensais em sua audiência. São números significativos, já que a população da Argentina conta com cerca de 45 milhões de habitantes, segundo dados de 2021 do Banco Mundial.
Roteiro
28/11: Porto Alegre
29/11: Capão da Canoa e Torres
30/11: Mampituba (Parque dos Canyons) e Cambará do Sul
1/12: Gramado
2/12: Nova Petrópolis e Canela
3/12: Bento Gonçalves
4/12: Garibaldi e Porto Alegre
5/12: retorno para Argentina
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul