29/11/2023 às 21h59min - Atualizada em 30/11/2023 às 12h43min

Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Vale do Sinos

Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Vale do Sinos - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/operacao-desarticula-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-do-trafico-de-drogas-no-vale-do-sinos/


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou operação contra grupo criminoso envolvido em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Vale do Sinos. Donos de cinco empresas, os oito investigados utilizavam contas bancárias suspeitas e empresas para legalizar recursos ilícitos.

A investigação demandou dois anos de trabalho. Com sua fase ostensiva iniciada nessa quarta-feira (29), foram cumpridas ordens de busca e apreensão, bem como bloqueio de valores, nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom.

“A ofensiva tem por finalidade desarticular a organização, baseada no Vale dos Sinos e que cuja principal estratégia de legalização de valores ilícitos era o comércio de veículos”, ressalta o promotor de Justiça André Dal Molin, coordenador do Gaeco.

O roteiro dos agentes abrangeu mais de dez endereços residenciais ou comerciais. Em apenas um dos estabelecimentos – uma revenda de carros – foram recolhidos 11 veículos.

Responsável direto pela força-tarefa, o promotor Diego Pessi, acrescenta que os investigados também possuem duas revendas e uma locadora de veículos, supermercado e loja de roupas. Ele explica a relação dos fatos com o tráfico de drogas:

“O Núcleo de Lavagem de Dinheiro do Ministério Público gaúcho ofereceu denúncia, há alguns anos, contra um apenado que é um dos líderes da facção envolvida no esquema. O suspeito é investigado por traficar drogas do Paraguai para o Brasil e esteva na mira da Interpol [a Polícia Internacional], até ser preso neste ano em Novo Hamburgo”.

Com a investigação, Pessi descobriu um elo do líder da organização com empresários (alvos da operação dessa quarta-feira) no que se refere à lavagem e ocultação de capitais:

“No curso do processo, pedimos a indisponibilidade de bens e de contas bancárias, além da apreensão de materiais que interessavam à apuração. As provas disponíveis até agora indicam a existência de vínculos entre esses investigados”.

A operação, denominada “Iceberg”, contou com a participação dos também promotores Manoel Figueiredo Antunes, João Afonso Silva Beltrame e Rogério Meirelles Caldas. Os três igualmente integram o Gaeco/MP-RS.

(Marcello Campos)


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/operacao-desarticula-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-do-trafico-de-drogas-no-vale-do-sinos/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp