Em visita ao Rio Grande do Sul, o ministro de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, comentou a situação de emergência enfrentada por várias cidades gaúchas devido ao excesso de chuvas. Segundo ele, os ministros têm se desdobrado para visitar os quase 2 mil municípios brasileiros afetados por enchentes ou estiagem.
“Eu já estive várias vezes no RS, e agora vim visitar alguns municípios que não tinham sido atingidos ainda, especialmente no Vale do Caí e também na região de Eldorado do Sul, que foi muito atingida pela enchente do Guaíba e também do Jacuí”, explicou Pimenta, ressaltando que alguns municípios no estado estão em seus 4º decreto de emergência do ano corrente.
O ministro também abordou o assunto da agricultura gaúcha perante os eventos climáticos recentes. “Existe uma expectativa em relação ao El Niño, de que a gente possa ter um dezembro muito chuvoso. Isso pode fazer com que determinadas áreas, onde nós temos o plantio do milho, da soja e principalmente do arroz, fiquem comprometidas para a safra desse ano”, explicou.
Como solução, apontou Pimenta, o governo federal lançou uma linha específica de recursos para as cooperativas, através do BNDES, considerando que parte significativa dos produtores gaúchos são financiados por meio de instituições do tipo. Junto a isso, elucidou o ministro, foi elaborada uma política de alongamento das dívidas e refinanciamento do custeio, com juro baixo.
Paulo Pimenta falou também sobre a manutenção e a recuperação da malha rodoviária no país, cujos investimentos somam R$ 23 bilhões em 2023. “Esse valor é mais do que o Brasil investiu nos quatro anos que antecederam o nosso governo”, afirmou. No Rio Grande do Sul, serão destinados, até o fim do ano, R$ 2 bilhões para este fim.
Dentre as iniciativas em andamento no setor, destacou a retomada do investimento para a duplicação da BR-116 até Pelotas, a continuação na duplicação da BR-290 entre Eldorado e Pantano Grande e as melhorias no trecho da BR-116 entre Canoas e Estância Velha.
“Esta área do investimento em infraestrutura tem sido uma prioridade grande do nosso governo aqui no Rio Grande do Sul”, comemorou. Um projeto para a expansão da BR-448 até Portão também foi contratado, contou o ministro, que entende a obra como fundamental e estratégica para a região Metropolitana.
Pimenta comentou, ainda, sobre a regulação das plataformas big techs, que é um assunto em alta na comunidade internacional. “Hoje existe uma disparidade muito grande. Um canal de televisão e um canal de rádio, que são concessões, estão submetidos a um conjunto de regras e restrições. Um outro canal, que está na internet, não tem as mesmas regras”, apontou. Para o ministro, o Brasil precisa ter uma legislação que permita a equidade em termos de regras e regulação entre os setores envolvidos, para que nenhum fique prejudicado.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul