29/11/2023 às 21h32min - Atualizada em 01/12/2023 às 00h49min

Comitiva reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa do Rio Grande do Sul

Comitiva reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa do Rio Grande do Sul - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/comitiva-reforca-pedido-ao-governo-chines-para-reconhecimento-do-status-de-zona-livre-de-febre-aftosa-do-rio-grande-do-sul/


A comitiva gaúcha na China foi recebida pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, para tratar sobre o fortalecimento das relações comerciais e de cooperação bilateral. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (29), terceiro dia da missão oficial do governo do Rio Grande do Sul em Pequim. No encontro, o vice-governador Gabriel Souza reforçou ao governo chinês o pedido para que o Estado tenha o seu status de zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pelo país.

“Tal medida resultará na possibilidade de ampliarmos o número de frigoríficos gaúchos habilitados e comercializarmos carne com osso e miúdos para o país”, complementou Gabriel. No pleito entregue ao representante do governo chinês, o Estado reforça o seu potencial de produção e condições sanitárias que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade superior.

Os reconhecimentos sanitários internacionais de destaque do Rio Grande do Sul – livre de peste suína clássica (classical swine fever – CSF), desde 2016, e livre de febre aftosa (foot-and-mout disease – FMD) sem vacinação, desde 2021 – também foram apresentados no documento.

O secretário-geral contou ao grupo que conheceu o Brasil no início dos anos 2000 e que, na ocasião, visitou o Rio Grande do Sul. “Sei que o Estado é conhecido como o celeiro do Brasil e a visita ao nosso país demonstra o desejo de aproximar ainda mais as relações”, afirmou Sui Pengfei.

Cooperação China-RS

Sobre o pedido apresentado pelo vice-governador para o reconhecimento do status sanitário, Sui Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema.

“Temos um espaço de cooperação entre China e Rio Grande do Sul. Inclusive, todos os anos importamos um expressivo valor em produtos, em especial do comércio agrícola. Por isso, prevejo que há um espaço importante de crescimento”, ressaltou o secretário-geral.

 


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/comitiva-reforca-pedido-ao-governo-chines-para-reconhecimento-do-status-de-zona-livre-de-febre-aftosa-do-rio-grande-do-sul/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp