A missão do Rio Grande do Sul à China foi encerrada na quinta-feira (30) com “saldo positivo”, de acordo com o governo gaúcho.
Liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, a comitiva contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, de parlamentares e empresários do setor de proteína animal.
A missão teve como principais objetivos a ampliação dos negócios entre o RS e o país asiático, a atração de investimentos e a divulgação dos produtos gaúchos. Outras pautas tratadas foram o reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação e a habilitação de novas plantas frigoríficas para ampliar o mercado para a carne gaúcha.
“Nossa presença aqui reforça o canal de diálogo com a China e nos permitiu apresentarmos nossa economia, as potencialidades da nossa geografia e produção agropecuária”, disse o vice-governador. “O resultado mais importante é a sinalização positiva dos agentes chineses em reconhecer o Rio Grande do Sul como estado livre de febre aftosa sem vacinação, abrindo caminho para mais negócios e investimentos para os produtores gaúchos”, destacou. Ele elencou ainda o interesse dos chineses em participar de eventos como a Expodireto e a Expointer.
Estande gaúcho
A delegação gaúcha esteve presente na China International Supply Chain Expo. Com viabilização por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, o RS foi o único Estado brasileiro com estande oficial no evento.
Para Polo, isso demonstra a boa aproximação entre o RS e a China. Voltada para a cadeia de suprimentos, esta edição do evento teve foco em cinco temas: veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e vida saudável.
A comitiva gaúcha também esteve no 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil. Na ocasião, foram assinados dois memorandos de cooperação com o objetivo de promover o comércio bilateral, investimentos na indústria e a troca de conhecimentos entre Rio Grande do Sul e China.
Polo destacou que o balanço da viagem foi positivo, com boas perspectivas de investimento no Estado. Ele também afirmou que, nas reuniões que os gaúchos participaram com investidores e autoridades, é perceptível o quanto os chineses respeitam o que é produzido no Rio Grande do Sul.
COP28
O vice-governador Gabriel Souza, o secretário Polo e uma parte da comitiva gaúcha seguem para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da COP28 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas).
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul