No segundo dia da operação para retirada dos resíduos decorrentes das enchentes que atingiram cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, 20 carretas atuaram, na sexta-feira (1º), no transporte dos materiais, saindo das cidades de Roca Sales e Encantado com destino ao aterro sanitário de Minas do Leão.
Esta primeira fase, que começou na quinta-feira (30), envolve aqueles dois municípios e tem previsão de se estender ao menos pelas próximas duas semanas.
A expectativa é que sejam removidas mais de 120 mil toneladas de entulho em nove cidades que já fizeram a solicitação. Para auxiliar os municípios, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), contratou o serviço que as prefeituras necessitavam, com os recursos disponibilizados pela Defesa Civil nacional.
As ações devem durar três meses e serão executadas por duas equipes trabalhando paralelamente em locais distintos. Somente nas duas primeiras cidades, Encantado e Roca Sales, estima-se o recolhimento de 36,7 mil toneladas de resíduos.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul