Numa das primeiras reuniões na condição de presidente da AMAU, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, recebeu no dia 6 de fevereiro deste ano, o coordenador regional do IGP, Ricardo Tello Durks, que é responsável por seis postos no norte do Estado.
Na oportunidade, Arruda relatou a importância do Instituto Geral de Perícias para Erechim e região: “Quando ocorrem acidentes com vítimas trágicas na região, com profissionais suficientes, agiliza a liberação dos mesmos, para seus familiares. Isso que queremos buscar no Governo do Estado, para termos três médicos legistas que trabalhem todos os dias”.
De la para cá se passaram 10 meses, e várias ações, sempre em parceria com o prefeito de Erechim Paulo Polis, e da deputada estadual Delegada Nadine, em busca de qualificar o IGP de Erechim.
No dia 9 de maio, Marcelo Arruda e Paulo Polis mantiveram audiência no Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre e foram recebidas pela diretora-geral, Marguet Inês Hoffmann Mittmann.
Os prefeitos entregaram um ofício, solicitando pelo menos dois médicos legistas para o IGP em Erechim, que estava se mudando para nova sede com recursos dos 32 municípios do Alto Uruguai e o aluguel custeado pelo município de Erechim, além de dois funcionários serem pagos pelo Consepro que atuam na recepção e no posto de identificação.
Nesta reunião a diretora-geral do IGP afirmou que encaminharia a demanda para buscar de forma emergencial a contratação destes profissionais, até que se realize um concurso público para suprir as vagas.