Para ganhar competitividade no mercado, principalmente com redução de custos, empreendedores de diversos segmentos estão apostando nas compras conjuntas para empresas, uma prática em constante crescimento no Brasil. Com isso, há também maior acesso a dados envolvidos nessas comercializações, possibilitando um maior entendimento do comportamento dos consumidores. Esse cenário tem contribuído com o setor de inteligência da Área Central, empresa catarinense especializada em compras conjuntas.
"O desenvolvimento dessas ações conjuntas têm ajudado empresários a resolver problemas de lucratividade em seus negócios, eliminação de intermediários de compras, entre outros. Para isso, alguns pontos são importantes, como olhar para a central de negócio como um grupo de parceiros, trabalhando com uma gestão especializada nesse modelo de negócio, que vai possibilitar economia de tempo e energia", contextualiza Jonatan da Costa, CEO da Área Central.
A rotina atarefada e o alto fluxo de informações podem abrir margem para deixar algumas etapas de lado na gestão de compras para empresas, como no que se refere ao controle dos retornos nos levantamentos das aquisições, por exemplo. Esse procedimento é responsável por mapear e mensurar o que se tem obtido com as ações das centrais de negócios. Por isso, é recomendável visualizar quais são os itens e a quantidade de compras repetidas mensalmente, de maneira simples e prática. Esse processo diminui, naturalmente, a complexidade da gestão.
"Uma das mais presentes dificuldades se deve à organização e controle do fluxo de compras conjuntas. Quanto a isso, é válido estar atento ao histórico de compras, inclusive, antes de qualquer negociação. Assim, todo o grupo de empreendedores que faz aquisições de forma conjunta consegue realizar compras baseadas em dados consistentes, que será ainda mais eficiente a partir de uma boa gestão, clara e organizada", complementa Costa.