15/12/2023 às 20h22min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h27min

Hemocentro implanta procedimento indolor na triagem da doação de sangue no Rio Grande do Sul

Hemocentro implanta procedimento indolor na triagem da doação de sangue no Rio Grande do Sul - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/hemocentro-implanta-procedimento-indolor-na-triagem-da-doacao-de-sangue-no-rio-grande-do-sul/


A Hemorrede Pública Estadual do Rio Grande do Sul implementou nesta semana um procedimento na triagem clínica em observação às novas tecnologias que envolvem a doação de sangue. A técnica oferece mais conforto para o doador, pois não exige a punção digital, a qual requer que o dedo seja furado, verificando, assim a hemoglobina de forma não invasiva.

A verificação da hemoglobina/hematócrito é um requisito essencial e obrigatório na avaliação do candidato a doação de sangue. O dispositivo, que mede uma ampla gama de parâmetros fisiológicos, utiliza análise fotográfica do tecido dos capilares da ponta do dedo sem a necessidade de amostras de sangue invasivas e dolorosas.

Na prática, em um único aparelho será medido o valor de hemoglobina e de hematócrito, registrada a frequência cardíaca e aferida a pressão arterial. Assim, será possível reduzir uma etapa (a pré-triagem) no processo da doação, visto que os parâmetros poderão ser verificados pelo mesmo profissional que realiza a entrevista (triagem clínica). O equipamento é destinado à triagem de doadores, não tendo fins diagnósticos.

O método atende também aos requisitos da NR 32, norma regulamentadora que estabelece medidas protetivas à segurança e à saúde dos trabalhadores da área.

A metodologia foi validada em 2021 e as equipes da hemorrede estadual passaram por capacitação para estabelecerem a mudança nos serviços. A implantação iniciou-se pelo Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, e ocorrerá de forma gradual nos hemocentros regionais de Passo Fundo (HemoPasso), Pelotas (Hemopel) e Santa Maria (Hemosm).

Doação de sangue – requisitos

Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50kg com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Impedimentos temporários

Gripe ou febre;
Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
Tatuagem ou acupuntura nos últimos 6 meses;
Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);Herpes labial;
Vacina Covid – Coronavac (Butantan) por 48 noras, Astrazeneca (FIOCRUZ) por 7 dias, Pfizer por 7 dias;
Covid-19: aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Pessoas que testaram positivo para a doença, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar 10 dias após a coleta do exame. Pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar. Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar de 38°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar. Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar de 38°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar.

Impedimento definitivo

Doença de Chagas; Hepatite após os 11 anos de idade; ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV; e uso de drogas injetáveis.

 


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/hemocentro-implanta-procedimento-indolor-na-triagem-da-doacao-de-sangue-no-rio-grande-do-sul/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp