A Operação Verão Total deu o ponta pé inicial às ações realizadas na estação mais quente do ano no Litoral gaúcho. Na manhã desse sábado (16), no centro de Imbé, na abertura oficial da temporada 2023-2024, banhistas, turistas e moradores participaram das atividades e conferiram os serviços que serão oferecidos até 10 de março pelo governo do Rio Grande do Sul nas praias, lagoas e balneários gaúchos.
Conforme o Piratini, haverá reforço nos guarda-vidas e forças de segurança nas regiões litorâneas e de águas internas.
“Com muita alegria damos o pontapé inicial em mais uma Operação Verão Total. Com o deslocamento de grande parte da população do Estado para o Litoral e regiões com praias de águas internas, o Estado também se desloca, olhando o que foi feito na operação anterior para aprimorar”, afirmou o governador Eduardo Leite.
“Neste ano, sob a coordenação do Gabinete de Projetos Especiais, ampliamos a mobilização de todos para garantir, além de segurança, a oferta de serviços, com tudo que o Estado faz, para que seja um verão de alegria, de paz, sem stress e tranquilidade para todos”, completou.
A Operação Verão Total também ganhou um site para reunir todas as orientações, notícias e informações dos serviços estaduais da temporada. A página da ação apresenta uma série de conteúdos para os veranistas. Entre eles, estão indicações sobre balneabilidade, mapa de salva-vidas e guaritas, atualizações sobre estradas e trânsito, serviços e dicas de saúde, meio ambiente e segurança, programação de esportes, lazer e cultura, além de informações turísticas.
O objetivo é reunir em um só local todos os dados desta e das próximas edições da operação, garantindo também maior segurança para quem aproveita a estação de norte a sul do litoral, além de balneários e águas internas do Estado.
“O site tem todos os serviços do governo compilados em um só lugar, de maneira fácil e acessível para todos. Estamos disponibilizando informações como balneabilidade – que terá atualizações todas as sextas-feiras –, calendário de eventos, atividades, notícias e outros conteúdos”, explicou o vice-governador.
Ao todo, 39 órgãos e entidades do Executivo estão envolvidos no projeto. Neste sábado, participaram com ações pela segurança dos banhistas, de educação no trânsito e de divulgação de destinos turísticos de verão. Também foram realizadas ações em rodovias, sobre transporte rodoviário e sobre conscientização ambiental, além de outras medidas relacionadas ao bem-estar dos veranistas.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul