21/12/2023 às 17h40min - Atualizada em 22/12/2023 às 06h42min

Equipamento que vai ampliar estudos sobre diagnóstico do Alzheimer chega ao Rio Grande do Sul em 2024

Equipamento que vai ampliar estudos sobre diagnóstico do Alzheimer chega ao Rio Grande do Sul em 2024 - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/convenio-entre-governo-gaucho-e-ufrgs-viabiliza-compra-de-equipamento-para-deteccao-precoce-de-alzheimer/


Convênio assinado entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nesta semana, vai possibilitar que a instituição adquira um moderno equipamento de análise ultrassensível, a ser utilizado em pesquisas e estudos para diagnosticar o Alzheimer precocemente. A parceria entre a universidade e o governo gaúcho foi possível após mobilização coordenada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT).

Com o equipamento, que será comprado nos Estados Unidos a um custo de R$ 1,3 milhão e deve ser entregue nas primeiras semanas de janeiro, as pesquisas coordenadas pelo professor Eduardo Zimmer, no Instituto de Ciências da Saúde da UFRGS, ganharão impulso e a partir delas, pode estar disponível em breve, no SUS, um serviço de exames de sangue que podem indicar se uma pessoa poderá ter, ou não, a demência do Alzheimer quando atingir uma idade avançada, podendo com isso fazer todos os tratamentos preventivos.

“Seremos o primeiro estado do Brasil a ter um programa dessa importância. Queremos agradecer o governo pela sensibilidade e ao deputado Loureiro por levar adiante essa luta”, destacou Zimmer durante assinatura do convênio, ao lado da secretária Arita Bergamann e da presidente da Fundação UFRGS, Ana Facchini.

O objetivo central é que o estudo resulte em um exame disponibilizado à população. Além disso, o projeto também tem o intuito de reduzir o custo do diagnóstico precoce e o subdiagnóstico de demências na atenção primária, contribuindo com a qualidade de vida de indivíduos idosos.

Estudos baseados na literatura da América do Norte e da Europa apontam a hipótese de que aproximadamente 25% a 30% da população idosa pode ser positiva para esses marcadores que indicam maior risco para desenvolvimento do Alzheimer.

A primeira fase do estudo consiste na coleta de sangue de 3 mil voluntários e será a base para o acompanhamento da pesquisa. Os voluntários são oriundos de dez municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana e Veranópolis.

De acordo com Zimmer, esses marcadores específicos poderão indicar o risco para desenvolvimento de Alzheimer em pessoas que ainda não apresentam predisposição aparente. “Estamos há alguns anos batalhando por esse momento e seremos o primeiro Estado a desenvolver um estudo com esta magnitude. A meta é aperfeiçoar um protocolo de diagnóstico precoce que será feito a partir de um exame de sangue simples”, explicou o professor.

 


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/convenio-entre-governo-gaucho-e-ufrgs-viabiliza-compra-de-equipamento-para-deteccao-precoce-de-alzheimer/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp