Oito mil pontos continuam sem energia elétrica desde a sexta-feira passada no Rio Grande do Sul. O desabastecimento foi causado pelos temporais ocorridos na última semana de 2023. A maior parte dos afetados está na Região Norte do Estado.
A Rio Grande Energia (RGE), responsável pelo serviço, afirmou que continua trabalhando para restabelecer o fornecimento. Santa rosa é o município com o maior número de clientes sem energia elétrica.
Ainda não há previsão para o restabelecimento total da energia.
A empresa alerta ainda que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros.
Confira a nota completa da empresa:
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul sexta-feira, 29 de dezembro, afetou de forma intensa a região norte do estado, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios da área de concessão da RGE, desligando 220 mil clientes com danos na rede elétrica provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas e já restabeleceram o fornecimento de energia para 212.100 mil clientes (96,4%) e continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento aos 7,9 mil clientes ainda desligados (dados de hoje, 02/01, até às 12h, referente ao temporal), a maioria (7,3 mil) na região Norte, com segurança e no menor prazo possível. No entanto, o trabalho agora é de reconstrução das redes de distribuição danificadas, serviço naturalmente mais lento e que torna a normalização mais demorada. Santa Rosa é o município com maior volume de clientes sem energia elétrica (1.098 clientes).
A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul