Informalmente denominado “Enem dos Concursos” e com inscrições até 9 de fevereiro, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferece diversas vagas de trabalho em repartições federais no Rio Grande do Sul. Na lista de cidades aparecem Porto Alegre, Caxias do Sul (Serra Gaúcha) e Bagé (Fronteira-Oeste), dentre outras. As provas (objetivas e de redação) estão marcadas para 5 de maio.
Em âmbito nacional, o certame deve ter mais de 3,5 milhões de candidatos em disputa por quase 6,7 mil cargos nas mais diversas especialidades. Dentre os 21 órgãos da administração federal abrangidos estão o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Editais e outras informações sobre o CPNU são disponibilizadas na internet pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O site é gov.br/concursonacional.
Entenda
Conforme o governo federal, o ‘Enem dos Concursos’ é um modelo inovador de seleção de servidores”, com base na realização conjunta e simultânea de processos seletivos para cargos públicos em órgãos e entidades da administração pública Federal direta, autárquica e fundacional. O processo contempla todos os Estados.
“O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, bem como padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos seletivos de servidores, de modo a priorizar as qualificações necessárias ao desempenho das atividades inerentes ao setor público e zelar pelo princípio da impessoalidade”, ressalta o MGI.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul