15/01/2024 às 17h25min - Atualizada em 16/01/2024 às 06h02min

Câmara de Vereadores de Triunfo aprova moção de apoio ao projeto que defende caça ao javali no Rio Grande do Sul

Câmara de Vereadores de Triunfo aprova moção de apoio ao projeto que defende caça ao javali no Rio Grande do Sul - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/camara-de-vereadores-de-triunfo-aprova-mocao-de-apoio-ao-projeto-que-defende-caca-ao-javali/


A Câmara de Vereadores de Triunfo, no Rio Grande do Sul, aprovou, por unanimidade, moção de apoio ao Projeto de Lei (PL) que visa autorizar o controle e o manejo de espécies invasoras, em especial o javali, no Estado.

Segundo o PL, de autoria do deputado estadual Capitão Martim, o javali, originário de fora do território brasileiro, tornou-se uma praga para os produtores rurais, causando prejuízos significativos às lavouras e ao ecossistema local.

O projeto estabelece que o Poder Executivo será responsável por adotar métodos de perseguição, abate, captura e marcação de espécimes, além da captura seguida de eliminação direta de espécimes.

Todos esses métodos serão avaliados pelo órgão ambiental competente para evitar danos colaterais às espécies nativas e às propriedades invadidas por javalis.

O javali é uma espécie de porco selvagem nativo da Europa, Ásia e norte da África. Os Estados mais problemáticos em relação ao desenvolvimento dos animais são Rio grande do Sul, Santa Catarina, sul da Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ele encontra na agricultura o seu próprio alimento, principalmente em regiões de fartura de grãos.

Dentre os problemas ambientais causados pela espécie invasora, estão os assoreamentos de pequenos rios, erosão e extinção de algumas espécies de flora.

 


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/camara-de-vereadores-de-triunfo-aprova-mocao-de-apoio-ao-projeto-que-defende-caca-ao-javali/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp