A Câmara de Vereadores de Triunfo, no Rio Grande do Sul, aprovou, por unanimidade, moção de apoio ao Projeto de Lei (PL) que visa autorizar o controle e o manejo de espécies invasoras, em especial o javali, no Estado.
Segundo o PL, de autoria do deputado estadual Capitão Martim, o javali, originário de fora do território brasileiro, tornou-se uma praga para os produtores rurais, causando prejuízos significativos às lavouras e ao ecossistema local.
O projeto estabelece que o Poder Executivo será responsável por adotar métodos de perseguição, abate, captura e marcação de espécimes, além da captura seguida de eliminação direta de espécimes.
Todos esses métodos serão avaliados pelo órgão ambiental competente para evitar danos colaterais às espécies nativas e às propriedades invadidas por javalis.
O javali é uma espécie de porco selvagem nativo da Europa, Ásia e norte da África. Os Estados mais problemáticos em relação ao desenvolvimento dos animais são Rio grande do Sul, Santa Catarina, sul da Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ele encontra na agricultura o seu próprio alimento, principalmente em regiões de fartura de grãos.
Dentre os problemas ambientais causados pela espécie invasora, estão os assoreamentos de pequenos rios, erosão e extinção de algumas espécies de flora.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul