O setor de bares e restaurantes está otimista para o Carnaval de 2024 no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) indica que os estabelecimentos devem faturar até 15% a mais em comparação aos dias de folia do ano passado.
Conforme dados da entidade, o destaque é para capitais que recebem as tradicionais festas de rua, como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já Salvador e São Paulo devem registrar aumento de 10% no faturamento ante o período de festas de 2023.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a expectativa positiva é impulsionada pelo crescimento no número de empregos e a melhoria nos indicadores econômicos, com a redução da inflação e das taxas de juros.
“Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destaca.
Lúcio Vieira, proprietário de um bar no centro do Rio, pontua que o movimento de turistas mostra melhora em relação aos anos anteriores.
“O turismo vem funcionando muito bem, com a rede hoteleira carioca apresentando o melhor resultado dos últimos seis anos. A expectativa é de que isso se mantenha no Carnaval, e que o Rio de Janeiro fique ainda mais cheio e movimentado”, afirma. “Isso se reflete no nosso setor, então, a sensação é de bastante otimismo”.
A notícia Bares e Restaurantes projetam aumento de até 15% no faturamento durante o Carnaval foi publicada no Portal Leouve.