O governador gaúcho Eduardo Leite se reuniu nessa terça-feira (16) em Porto Alegre a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul desde que assumiu o cargo, em setembro. Após uma recepção com honras militares no Palácio Piratini para uma conversa de um hora sobre cooperação em áreas como energia sustentável, inovação, ciência e tecnologia.
Também estiveram na pauta do encontro as comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil (iniciada em solo gaúcho). A diplomata mencionou a grande comunidade germânica estabelecida no Rio Grande do Sul e ressaltou o fato de a efeméride estimular um olhar para o passado, presente e do futuro das relações com o país europeu.
Ele chamou a atenção para o fato de que a agenda da transição energética está muito presente no Estado e que o governo gaúcho trabalha para avançar no segmento de energia ecologicamente sustentável:
“Hoje, 80% da nossa energia vem de fontes renováveis. Temos grande potencial no setor e condições competitivas para a produção de hidrogênio verde, com grande demanda interna. Contratamos uma consultoria e estamos desenvolvendo um projeto para viabilizar a produção. Sabemos que a Alemanha também trabalha muito nesse tema, daí a importância de nossa aproximação”.
Ao fim da visita, ambos trocaram lembranças que simbolizam suas origens e caminharam pelas instalações da sede do governo. No Salão Alberto Pasqualini, Leite mostrou o painel pintado por Aldo Locatelli (1915-1962) e que representa de forma estilizada a formação do Estado e dos povos que fazem parte da construção da identidade gaúcha.
Também estavam presentes o novo cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Marc Bogdahn, o secretário estadual Fabricio Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), o secretário-adjunto Gustavo Paim (Casa Civil) e o coronel Luciano Boeira, que acumula os cargos de chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil.
Retorno
Leite falou sobre a identificação histórica e cultural entre gaúchos e alemães devido à imigração, iniciada no País a partir do município de São Leopoldo (Vale do Sinos). Nessa linha, ele reiterou a defesa da necessidade de estreitamento dessas relações em diferentes áreas.
Ele também reforçou o convite à embaixadora para as comemorações da efeméride. Autoridades da Alemanha voltarão ao Estado no dia 26 de julho para assistir na sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) um concerto alusivo ao bicentenário. Essa e outras atividades podem ser conferidas em página específica no site cultura.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul