Após chegar à final do Gauchão em 2022 e semifinal em 2023, o Ypiranga espera fazer o maior feito de sua história em 2024, ano em que completa seu centenário de fundação. Para isso, o Canarinho conta com um investimento mensal de R$ 300 mil e jogadores experientes, como o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que tem passagem por diversos times brasileiros e estrangeiros, mas que disputará pela primeira vez o estadual.
O frio na barriga, a ansiedade e aquela vontade de que o árbitro apite logo o início da partida não são exclusividades só de quem fica na arquibancada. Desde os jogadores mais experientes do Ypiranga em Gauchão e até os novatos estão na expectativa para a estreia do time contra o Guarany de Bagé, às 19h do domingo (21).
Esse é o caso do lateral-esquerdo Guilherme Santos. O jogador foi revelado pelo Vasco da Gama e, ainda, acumula passagens por grandes clubes brasileiros, como Atlético-MG, Santos, Atlético-GO, Bahia, Fluminense, Fortaleza, Botafogo e Juventude. Além disso, atuou na Espanha (Almería e Valladolid), Japão e Chipre, mas nunca disputou um Campeonato Gaúcho.
Ao lado do meio-campista Clayton e do centroavante Edson Cariús, Guilherme é um dos atletas mais experientes do elenco, com 35 anos. Apesar disso, ele comenta que o frio na barriga para uma nova estreia é normal e faz parte da profissão.