O governo gaúcho passou a publicar nessa sexta-feira (19) três boletins diários sobre a situação do Rio Grande do Sul no que se refere aos problemas causados pelo temporal de terça (16), sobretudo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Divulgadas às 8h, meio-dia e 18h até que estejam totalmente restabelecidos os serviços, as atualizações dizem respeito ao fornecimento de água, luz e telefonia.
Responsável pela contabilização dos dados, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) ressalta que a iniciativa tem por finalidade ampliar a transparência e a melhorar a comunicação com os cidadãos. O órgão atua na intermediação com as concessionárias para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível – a prioridade são serviços essenciais como atendimentos na área da saúde.
Os relatórios são produzidos com base em informações fornecidas pelas concessionárias CEEE Equatorial e RGE Sul e (energia), além da Corsan (água e saneamento). Já as informações sobre conexões de telefonia e internet são fornecidas pelas operadoras Claro, Tim e Vivo.
Reuniões
A iniciativa foi alvo de reunião online, na noite de quinta-feira (18), com representantes das empresas envolvidas. Coube à titular da Sema, Marjorie Kauffmann, a coordenação da atividade, que contou com o acompanhamento o diretor de Energia da pasta, Rodrigo Huguenin.
No dia anterior (17), a Secretaria havia participado de uma reunião entre as concessionárias RGE Sul e CEEE Equatorial, além da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela fiscalização e regulação do setor elétrico.
A Aneel recebeu na ocasião dados atualizados sobre o cenário do atendimento aos clientes dessas empresas e a gravidade das consequências provocadas pelo temporal desta semana.
Picos de desabastecimento
De acordo com relatórios elaborados pelas próprias concessionárias dos setores envolvidos, os picos de desabastecimento no Rio Grande do Sul desde o temporal de terça-feira foram os seguintes:
– CEEE Equatorial: 97.364 pontos sem energia elétrica (5,06% do total de clientes).
– RGE Sul: 144 mil pontos sem energia elétrica (4,8%% do total de clientes).
– Corsan: situações pontuais na Região Metropolitana (abaixo de 0,2% do total de clientes).
– Vivo: 23 municípios sem os serviços de telefonia e internet, parcial ou integralmente.
– Claro: todos os municípios com serviços de telefonia e internet.
– Tim: 12 municípios sem os serviços de telefonia e internet, parcial ou integralmente.
Boletim dessa sexta
– CEEE Equatorial: 91.384 pontos sem energia elétrica (4,77% do total de clientes).
– RGE Sul: cerca de 185 mil pontos sem energia elétrica (6% do total de clientes).
– Corsan: 26,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,8% do total de clientes).
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul