O Governo do Estado mantém o processo de distribuição de pulseirinhas para identificação de crianças nas praias gaúchas. Na semana que passou, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) entregou 25 mil unidades para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e para prefeituras. A ação Criança Segura integra a Operação Verão Total. Nas pulseiras, é possível escrever o nome dos pais ou responsáveis e o telefone de contato.
O CBM recebeu 20 mil pulseiras e, anteriormente, já havia recebido 10 mil unidades. A prefeitura de Tramandaí ficou com 2 mil e a prefeitura de Imbé com 3 mil. Algumas das pulseiras são fornecidas diretamente pelos guardas-vidas, enquanto outras são utilizadas para atividades nos municípios e nas secretarias do Estado. Ao todo, 38 mil pulseiras já foram repassadas e a expectativa é que, até o final da Operação Verão Total, o número chegue a 50 mil.
Além da distribuição nas praias, os guarda-vidas farão o registro dos dados de cada criança e dos responsáveis que solicitarem a pulseira. As informações serão colocadas em uma planilha para facilitar o processo de localização dos responsáveis.
A subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Márcia Scherer, enfatizou a importância das parcerias. “As prefeituras estão muito receptivas ao material, porque elas realizam muitas ações com essas temáticas neste período de verão”, disse. “Se evitarmos um só caso de perda ou desaparecimento de criança nas praias, isso já fez valer todo nosso empenho”, afirmou.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul