27/04/2022 às 17h02min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h00min
Territórios da Agricultura: projeto de inovação e desenvolvimento sustentável chega a Dourados
SALA DA NOTÍCIA Fibra Comunicação
Imagem: Divulgação - Arquivo pessoal Iniciativa implementada pela Evoluir, em parceria com o EcoAgris, a Rede Integrada de Hortas Urbanas (RIHU) e o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), envolverá 40 participantes, visando a produção de alimentos locais, organização comunitária e geração de renda. Este projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e tem o patrocínio da Bayer. Utilizar o cultivo de alimentos como caminho para fomentar novas soluções para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das comunidades. Esse é o objetivo do projeto Territórios da Agricultura, que começa este mês em Dourados (MS), desenvolvido pela Evoluir, com apoio da Bayer. A iniciativa envolverá 40 integrantes do EcoAgris (projeto de extensão da Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD), da Rede Integrada de Hortas Urbanas (RIHU) e do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD), além de outros atores do território, como representantes de aldeias indígenas locais. As atividades incluem o mapeamento do cenário de agricultura no município e a implementação de um plano para contribuir com o ecossistema local de produção de alimentos. Ao final da jornada educativa, prevista para durar sete meses, será promovida uma exposição audiovisual aberta ao público, para apresentar os resultados e aprendizados do programa.
O Territórios da Agricultura dá atenção especial à Agricultura Familiar e à Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), reconhecendo a relevância econômica, ambiental, social e cultural destas duas modalidades em cada território. Enquanto a primeira tem um papel fundamental na produção de alimentos no meio rural, fornecendo a maior parte do que é consumido pelos brasileiros, a segunda vem crescendo enquanto movimento e democratizando a agricultura dentro e nas bordas das cidades, trazendo benefícios significativos para suas comunidades para além da alimentação. Neste contexto, a metodologia utilizada no projeto convoca os participantes a serem protagonistas no desenho de soluções para sua comunidade, com foco na mobilização coletiva e na geração sustentável de renda.
“O projeto está estruturado em uma jornada com cinco etapas: formação do grupo, mapeamento e diagnóstico territorial, definição de situação-problema, co-criação de soluções e comunicação das iniciativas”, explica a coordenadora de projetos da Evoluir, Mariana Moferdini. “Sua metodologia se inspira na Teoria U, de Otto Scharmer, que destaca a condução coletiva de inovação e mudanças sociais profundas por meio dos movimentos de co-iniciar, co-sentir, co-presenciar, cocriar e co-desenvolver”, descreve. “Ao longo de 40 horas de formação, os participantes trabalham capacidades como autogestão, atuação em equipe, liderança, conhecimentos sobre os agrossistemas e a cultura do campo, construção coletiva de saberes, mapeamento e diagnóstico territorial, condução de pesquisas coletivas e entrevistas, técnicas e abordagens para produção fotográfica e audiovisual, registro e sistematização de informações, implementação de protótipos, entre outros”.
Mariana ressalta ainda que o Territórios da Agricultura trabalha em uma perspectiva sistêmica, integrando diversos temas e atores, permitindo assim integrar diversos movimentos, alinhando as ações com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), saúde e bem-estar (3), educação de qualidade (4), trabalho decente e crescimento econômico (8), cidades e comunidades sustentáveis (11), consumo e produção responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação (17). “Seu grande propósito é mobilizar e reunir diversos atores da comunidade local, promovendo diálogo com temáticas transversais à agricultura e contribuindo para o desenvolvimento sistêmico do território”, conclui.
Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade da Bayer Brasil, complementa que a iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades locais. “O projeto está diretamente conectado com o propósito de colaboração da companhia. Acreditamos que o melhor caminho para resolver os grandes desafios da nossa sociedade é feito a partir da co-criação. Afinal, se cada um cuidar do seu entorno, fizer sua parte e se unir em prol do meio ambiente, podemos efetivamente melhorar o planeta e contribuir para o desenvolvimento cada vez mais sustentável”, afirma Jaime.
As atividades do Territórios da Agricultura englobam ainda a entrega de materiais pedagógicos, doação de livros paradidáticos ao município, exposição audiovisual aberta e gratuita ao público (com materiais produzidos pelos próprios participantes), divulgação das iniciativas, articulação de parcerias institucionais, educação e inclusão social de jovens e adultos, visitas escolares das redes municipais de ensino à exposição e palestras educativas para os alunos.
Sobre o Territórios da Agricultura
O Territórios da Agricultura é um projeto de educação e inovação social voltada à agricultura urbana, periurbana e rural, baseada na participação coletiva e na co-criação de ações que contribuam para o desenvolvimento sistêmico da agricultura e da cultura em determinado território. O projeto prevê a realização de uma jornada coletiva visando à investigação profunda do ecossistema local e a cocriação de soluções que possam fortalecer as práticas de produção de alimentos no território. Sua metodologia preza por processos participativos, destacando a condução coletiva de inovação e mudanças sociais profundas. Também se alia a oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU.
Sobre a Bayer Brasil: 125 anos no país
A Bayer celebrou, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao país em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de Norte a Sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.
O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.
E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor às expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br